ALTER DO CHÃO: TÍPICA VILA ALENTEJANA AFAMADA PELA COUDELARIA DE ALTER REAL.
O município de Alter do Chão está limitado a norte pelo do Crato, a sueste pelo de Monforte, a sul pelo de Fronteira, a sudoeste pelo de Avis e a oeste pelo de Ponte de Sor.
A típica vila alentejana de Alter do Chão apresenta uma riqueza natural que torna o concelho muito interessante do ponto de vista do património ambiental e da conservação da natureza. A diversidade natural e paisagística associada ao património histórico-cultural e à qualidade ambiental constituem um excelente motivo para visita.
Amantes das aves encontram em Alter do Chão o local ideal para praticar a atividade de Birdwatching, observando aves como a abetarda, a calhandra-real, o mergulhão-de-crista, o corvo-marinho, o pato-real, o pato-trombeteiro e diversas aves de rapina, nomeadamente o milhafre-real, a águia-d’asa-redonda e a águia-calçada. Uma lista infindável de aves que podem ser avistadas principalmente no Inverno e na Primavera. É também local perfeito para passear ou seguir alguns dos trilhos Alentejo Feel Nature ao longo da Ribeira de Seda e por entre o montado, onde facilmente pode observar um Puro Lusitano, raça que geneticamente está a ser preservada pela Coudelaria de Alter, um importante ponto de interesse que atrai muitos visitantes.
Quanto à flora, é importante referir a riqueza e importância da vegetação natural, como o sobreiro, a azinheira e a oliveira, tão típicas da planície alentejana. O espargo, o açafrão-bastardo de Alter, a beldroega, o poejo, a hortelã-da-ribeira e a carrasquinha são espécies que abundam no campo e que são fortemente aproveitadas na gastronomia local. Estão presentes no menu do piquenique de Alter do Chão, da autoria da marca Genial Picnic.