Close
Junho 25, 2021
Criado por:

PONTE DE SOR: PERCURSO ALENTEJO FEEL NATURE.

A Ribeira de Sor é lugar de moinhos e moleiros desde o séc. XIII, como atesta a carta régia de D. Afonso III, de 13 de julho de 1256, referenciando os moinhos do seu Chanceler Estêvão Anes, “molendinos quos habetis in Ripa de Soor”. As Memórias Paroquiais de 1758 mencionam mais de uma dezena moinhos de rodízio na região. O percurso da Ribeira de Sor, inserido na rede de percursos pedestres Alentejo Feel Nature PR1 PSR, leva a três deles, situados entre Ponte de Sor e Tramaga, todos datados de, pelo menos, meados do século XIX: o Moinho da Sobreira, onde George Robinson se banhava em férias; o Moinho da Pontinha, o mais imponente dos três, e o Moinho Novo, que permite a travessia de margem numa admirável zona de pesca à cana. Meta-se ao caminho, de preferência com um piquenique para recarregar baterias. O percurso completo, apesar de fácil, pode demorar cerca de 4 horas.

Saindo da Zona Ribeirinha da cidade de Ponte de Sor, siga em direção à ponte pedonal sobre a ribeira, e atravesse para a margem esquerda. A partir daí, continue até à ribeira de Vale do Bispo subindo, pela paisagem vestida de sobreiros, em direção à aldeia de Ervideira. Percorrida a aldeia, caminhe novamente até às margens da ribeira de Sor e a partir daí vai começar a encontrar os famosos Moinhos de Água da Tramaga, que em tempos transformavam o grão de cereal em farinha para o pão.

O caminho faz-se bem e calmamente, ao som da natureza, uma mistura dos sons da água com o cantar das aves que por aí habitam: a cegonha-branca, o peneireiro-cinzento, o milhafre-preto, a águia-calçada e o abelharuco. Escolha à vontade o recanto que mais lhe agradar para estender a toalha e o piquenique, se o tiver levado consigo.  Depois, com as baterias recarregadas continue o percurso, regressando à ponte sobre a ribeira de Sor, que deve atravessar. Desça até ao bonito Parque da Marginal e, continuando à beira-rio, passe pelas diversas estruturas de lazer aí existentes. O final do percurso é o mesmo ponto onde o iniciou. Um percurso destes sem piquenique é mesmo para ficar faminto, não se esqueça de reservar um Genial Picnic de Ponte de Sor e fazer o pick up no restaurante Quiosque da Relva que fica também na zona Ribeirinha.

RESERVAR PIQUENIQUE

Back to Top