PONTE DE SOR: CIDADE EXIBE O MAIOR MOSAICO DO MUNDO FEITO COM 400 MIL ROLHAS DE CORTIÇA.
O município de Ponte de Sor é limitado a nordeste por Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes. Ponte de Sor está no centro de tudo, na transição entre o norte e o sul de Portugal, e na metade do caminho entre o litoral e o interior. Está próxima de outras cidades importantes do Alentejo, como Évora e Portalegre, e a pouco mais de 1 hora da capital, Lisboa. De Espanha, está muito perto de Badajoz.
A esta cidade o rio deu-lhe o nome, mas também muito do seu charme, que hoje é potenciado por uma aprazível Zona Ribeirinha. Aproveitada para o lazer e o bem-estar, para fins lúdicos, culturais e desportivos, é o lugar de excelência para se “piquenicar”. E, quem gosta de andar a pé, pode aqui iniciar um percurso pedestre, com passagem por moinhos de água de rodízio oitocentistas e percorrendo a belíssima paisagem de montado de sobro que domina o território e marca a vida da cidade, na indústria, na gastronomia, no artesanato e no comércio. O Centro de Artes e Cultura da cidade exibe, em homenagem ao montado, o maior mosaico do mundo feito com 400 mil rolhas de cortiça.
Mas se a paisagem de montado de sobro é marca do território, não menos é a Albufeira de Montargil, onde muitos vão procurar o descanso e as atividades náuticas. Com um espelho de água de beleza natural ímpar e margens de areia fina que resultam em pequenas praias idílicas, o lugar é perfeito para se desfrutar da natureza, em particular da água. Um refúgio para a contemplação da natureza, observação de aves ou para a prática de atividades aquáticas, como o wakeboarding ou o jet-ski, para passeios de canoa ou de lancha, rumo a recantos de beleza única, onde só apetece estender a toalha, sentar e ficar sossegadamente a saborear um Genial Piquenique.